Kawasaki Hydrogen-Fueled H2

Atualmente, os fabricantes de motocicletas enfrentam um grande dilema. Por um lado, motores a combustão, movidos por combustíveis fósseis, estão se tornando obsoletos. Além disso, há pressões crescentes para determinar o fim da fabricação e venda desses veículos. Entretanto, ainda não existe uma tecnologia perfeita para substituí-los.

As Opções: Elétrica e Hidrogênio

Veículos Elétricos: Uma Opção Viável

Primeiramente, a eletricidade é uma tecnologia comprovada, apoiada por uma crescente rede de carregamento. Apesar disso, a instalação de baterias em SUVs é eficiente, mas as motocicletas enfrentam desafios únicos. Elas precisam ser leves e a tecnologia atual de baterias não oferece a densidade de energia necessária para competir com motos a combustão em termos de alcance e desempenho.

Energia do Hidrogênio: Vantagens e Desafios

Por outro lado, a energia do hidrogênio tem vantagens tentadoras, mas também desvantagens significativas. Em algumas regiões, como na Califórnia, estão surgindo postos de abastecimento de hidrogênio. O abastecimento é rápido e o hidrogênio usa o oxigênio do ar, o que é benéfico. Contudo, a Kawasaki, como parte da coalizão HySE, está explorando esta opção com cautela.

Foco da Kawasaki na Tecnologia de Hidrogênio

kawasaki Hydrogen Fueled-H2

Ademais, a Kawasaki colabora com Honda, Suzuki e Yamaha na HySE. Juntas, focam em motores de hidrogênio para veículos menores. Essas empresas veem o hidrogênio como um meio de adaptar suas infraestruturas existentes para um futuro mais verde. Assim, Kawasaki e Yamaha desenvolvem motores de hidrogênio, enquanto Honda e Suzuki focam em pesquisa e desenvolvimento.

Desafios do Protótipo de Hidrogênio da Kawasaki

Finalmente, o protótipo da Kawasaki destaca desafios importantes no armazenamento de hidrogênio. Embora suas emissões sejam majoritariamente vapor de água, o armazenamento em motocicletas é complexo. De fato, a gasolina é mais densa em energia por volume, então os tanques de hidrogênio precisam ser grandes. A solução proposta pela Kawasaki é o uso de cartuchos de hidrogênio intercambiáveis, uma ideia também apoiada pela Toyota.

Fonte: Cycle World

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