Hora de mudar
Antes de começar a ler esse post, pare por exatamente 4 minutos e 17 segundos e assista o vídeo a seguir.
Não faz muito tempo, da data dessa publicação, que decidi mudar de vida. Mudar minha mentalidade, eliminar o que me afasta de Deus e me tornar uma pessoa feliz. Se a poucos meses alguém me perguntasse se eu era uma pessoa feliz, eu responderia com um sonoro e amargurado NÃO. O motivo? O vídeo acima resume bem…
Herpes Zoster
O ano era 2019 e eu vinha de um longo período de muito trabalho, muito estresse, zero reconhecimento profissional, salário baixo etc. Nessa época eu estava trabalhando cerca de 14 horas por dia, não estava dormindo bem e muita pressão para que tudo desse certo no projeto em que trabalhava.
Nesse período eu quase não via meu filho pois a hora que eu saia ele ainda estava dormindo e a hora que eu voltava ele já estava dormindo. Em comum acordo, decidi sair do maldito projeto, fiquei alguns poucos dias tentando relaxar antes de entrar em outro, porém foi ai que a minha saúde cobrou o preço.
Eu comecei a sentir fortes dores de cabeça, formigamento no rosto, dor e desconforto no olho direito e, preocupado que fosse um AVC, corri para emergência de um hospital. Saí de lá sem solução e a situação foi piorando, fui em mais 2 médicos na mesma semana e, somente no terceiro, descobri o que era. Eu estava com herpes zoster no rosto. A zoster estava em um estágio muito avançado a ponto de eu estar correndo o risco perder a visão do olho direito.
Se você quiser saber mais sobre o assunto e mais detalhes de como tudo aconteceu, assista ao vídeo abaixo.
Dias de dor extrema no rosto, olho fechado sem conseguir aguentar qualquer claridade pois doía muito, coceira, muito dinheiro de remédio, cara deformada. Durante uma semana eu não fazia nada a não ser ficar deitado, tomando remédios extremamente fortes, pensando na vida que eu estava levando e pedindo a Deus para que não afetasse minha córnea de um modo irreversível. Refleti bastante e tomei a decisão de desacelerar a todo custo, caso contrário não chegaria aos 40 anos.
Os meses foram passando, eu fui me reaproximando da família, de Deus e comecei a fazer terapia. Eu fui aprendendo a lidar com as frustrações, com os problemas e com o estresse gradativamente, não é algo que acontece da noite para o dia.
Eu aprendi muito durante esse período, hoje me considero uma pessoa completa, feliz e em processo de evolução constante. Tentarei colocar a seguir alguns pontos de reflexão ou acontecimentos que me fizeram e estão me fazendo mudar pois eu ainda estou no processo de transição para essa nova vida.
Viva cada momento
Frase clichê, não é? Mas… Você faz isso? Eu não fazia. Por mais obvio ou banal que seja essa frase, viver cada momento faz uma diferença absurda. Eu criei o hábito de contemplar a natureza, sorrir com o vento batendo no rosto, com o balançar das folhas e o canto dos pássaros. Passei a agradecer e degustar de boca cheia refeições simples mas feita com carinho.
Passei a olhar para minha esposa dormindo admirando sua beleza e agradecendo a Deus por ela estar ao meu lado por tantos anos. Passei a prestar mais atenção no meu filho, vibrar com as pequenas conquistas dele, sorrir das besteiras que ele faz, conversar com ele no lugar de gritar e brigar com raiva. Passei a prestar mais atenção no agora!
Desapegue do que você não precisa
Eu comecei a perceber que precisava desapegar e, quando falo em desapegar não falo somente de coisas, mas de pessoas e sentimentos que não me fazem bem. Eu consegui entender uma coisa, ninguém (fora quem realmente te ama) liga para você, liga para o que você tem, para o que você gosta. Quando consegui perceber isso, passei a não ligar também para pessoas que não me acrescentam em absolutamente nada.
Esse pensamento e reflexão me fez passar por cima de sentimentos como raiva e amargura. Sentimentos que afetam não somente o seu psicológico como também o seu corpo físico.
Resolva problemas mal resolvidos
A última coisa que resolvi fazer foi começar a resolver problemas mal (ou não) resolvidos e que me afetavam de alguma forma. Voltei a falar com pessoas que eu gosto e não falava mais, pedi desculpas para pessoas que acreditei ter feito algo de errado que possa ter magoado, perdoei todo mundo que me ofendeu ou não agiu corretamente comigo, mesmo que eu não queira falar com essas pessoas nunca mais, mas o sentimento negativo que nutria por elas, simplesmente desapareceu.
Eu comecei a limpar meu coração e a vida passou a ficar incrivelmente leve! As coisas começaram a acontecer e a andar na minha vida, a energia emanada por mim mudou completamente e eu hoje sei que sou um cara feliz.