Estou cansado do Rio de Janeiro

Eu gravei um motovlog para meu canal com exatamente o mesmo título (vídeo no fim do post). O vídeo acabou chamando atenção de algumas pessoas e, por esse motivo, achei legal criar esse post complementar.

Não sou carioca, mas…

Muitos não sabem, mas eu não sou carioca. Porém, antes que alguém venha me ofender, eu apenas não nasci no Rio, porém moro aqui desde os meus 9 meses de idade e, afirmo sem medo de errar que sou mais carioca que muito carioca por ai.

Sendo assim, eu me sinto confortável e com propriedade de falar o que falarei aqui nessas mal traçadas linhas.

Carioca não sabe dirigir

É isso mesmo, carioca não sabe dirigir! Carioca é competitivo no trânsito. Parece que estão disputando uma corrida o tempo todo, parece que se derem a vez a masculinidade será afetada, parece que estão em uma praça de guerra!

Em conversa com dois colegas cariocas que moram em São Paulo, ambos foram categóricos em me afirmar que se eu consigo andar de moto no Rio de Janeiro, eu consigo andar de moto em qualquer lugar do Brasil

Pude confirmar essa afirmação quando estive lá de moto. Não que o trânsito de São Paulo não seja um caos mas, no geral, os motoristas paulistas respeitam mais as motos (de repente por terem perdido muitos retrovisores ao longo dos anos) e não ficam competindo por um centímetro a mais no trânsito.

Motoqueiros/motociclistas também abusam e muito por aqui, muitos andam com o capacete apoiado na cabeça, chinelo de dedo, retrovisor fechado (quando tem) e ficam costurando como se não houvesse amanhã, além do famoso “randam-dam” que, acredito eu, seve para visar a esposa que ele está chegando em casa para o Ricardão sair correndo.

O Rio de Janeiro é uma colcha de retalhos

Haja amortecedor e retentor para andar pelo Rio de Janeiro. Meus amigos, não tem uma rua que não tenha um remendo ou um buraco. Bueiro fundo é padrão.

Não importa se seu carro é zero KM ou se você tem uma big trail. Rodando pelas ruas do Rio você tem a sensação de estar em uma carroça. Tudo sacode… A roda dos veículos vive empenadas, parafuso soltando, direção vai pro KCT etc.

Mas se tem uma coisa que funciona muito bem, até mesmo quando não é para funcionar, são os radares espalhados por aqui. Existe uma lei, regra ou sei lá o que por aqui e proíbe a adição de radas em lugares perigosos, mas… A PORRA DO RIO INTEIRO É PERIGOSO!

Segurança

O terceiro ponto da lista de itens que estão me tirando o sono é a segurança.

Para quem não sabe, o Rio de Janeiro é cercado de morro e temos aqui mais de uma facção criminosa e a famosa milícia.

Estive conversando com uma pessoa que mora em uma área dominada pela milícia e soube de coisas sinistras. A pessoa chegou a me falar que achava que estar morando na comunidade dominada pelo tráfico era menos pior que em lugares dominados pela milícia.

Além dessa questão, o Rio virou terra de ninguém! Arrastão a qualquer hora do dia, tiroteio o tempo todo, furtos e assaltos a torto e a direito.

No momento que escrevo esse post, tenho 38 anos, moro no Rio a minha vida inteira e posso afirmar, nunca vi essa cidade tão perigosa como agora.

Isso é muito triste pois eu amo o Rio, sem sombra de dúvidas é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Não atoa é a cidade mais cobiçada por turistas nacionais e internacionais.

Eu sinceramente não consigo ver um futuro bonito para o Rio. Fomos saqueados por muitos anos por políticos corruptos e, até onde eu sei, continuaremos por mais tempo.