Veículos elétricos. O Brasil está preparado?

É inegável que veículos elétricos são uma tendência no mundo inteiro. Em um futuro muito próximo, teremos uma quantidade cada vez maior de carros e motos sendo vendidas no Brasil e no mundo.

Alguns países da Europa já anunciaram que tem a intenção de mudar todo o parque de veículos movidos a combustão para veículos elétricos até 2030. Inclusive multando quem não tiver feito a migração.

Um exemplo da confirmação desse caminho sem volta foi o anúncio da Renault que está mudando suas fábricas para produzir e vender apenas veículos elétricos no mercado europeu.

Carro elétrico conectado a um totem de carregamento
Imagem retirada do automotivebusiness.com.br

Já no Brasil

Ok, tendência, caminho sem volta e mercado crescendo por aqui, mas será que estamos preparados para essa novidade? Quem está sempre pelas estradas, já percebeu que são raros os locais com opção de recarga de veículo elétrico.

Para dar um exemplo, aqui pelas estradas do Rio de Janeiro, eu só vi um totem da BMW em frente ao restaurante Mamão, em Piraí.

Agora, pense comigo, o mercado de elétricos está crescendo, mas os locais de recarga não.

A conta não fecha!

Logo Tipo NeoCharge

Segundo a NeoCharge, empresa especializada no fornecimento de acessórios para recarga veicular, atualmente no Brasil existem mais de 65 mil veículos elétricos em circulação.

Especialistas como Eduardo Pallanda, grande parte da população brasileira possui garagem própria, seja em condomínios fechados ou em casa. Para ele isso é uma vantagem em comparação com países da Europa.

Mas… E na estrada? Algo que os especialistas parecem estar esquecendo, ou apenas ignorando, é que carros e motos não foram feitos exclusivamente para rodar nas cidades.

Imagina você pegando seu maravilhoso carro elétrico em pleno 2022 e saindo para rodar pelas estradas do Brasil. Ou melhor, saindo para rodar pelo interior, onde existem inúmeros paraísos escondidos e que é quase nula a possibilidade de carregar seu carro. O que vai acontecer?

Lembrando que a recarga de um veículo alétrico não pe iguala a recarga do seu celuar, onde você liga o carregador na tomada comum e vida que segue.

Outro exemplo, pegue sua moto elétrica e vá fazer uma viagem para o Atacama, será que você chega lá? Eu acho que nem do Brasil você vai sair.

Crise hídrica

hidrelétrica em funcionamento

Em 2021 o Brasil passou por uma das piores crises hídricas dos últimos anos. Por consequência, enfrentamos uma grande crise energética, fazendo com que a bandeira vermelha ficasse presente nas contas de luz por mais tempo que no passado.

Ainda somos muito dependentes da energia oriunda das hidroelétricas, o que não faz muito sentido dado que temos a possibilidade de usar outras formas limpas de geração de energia.

Mas, com a realidade atual, me fale uma coisa, você acha que estamos preparados para o crescimento dos veículos elétricos no Brasil?

Minha opinião

Carro elétrico conectado a um carregador veícular

Existem algumas marcas com carros híbridos e, nesse caso, eu acho que estamos seguindo para um bom caminho de transição.

Aqui no Brasil, o buraco é um pouco mais em baixo. As coisas não andam na mesma velocidade que lá fora. Seja por falta de interesse, investimento ou máfia dos postos de gasolina.

As montadoras precisam entregar um plano de crescimento de postos de recarga pelo país e não ficar contando e considerando que seus caros serão carregados apenas no estacionamento dos proprietários e que sua utilização será apenas urbana.

O caminho é sem volta, mas não dá para seguir como estamos seguindo. Como eu falei no início, lá fora existe o objetivo de trocar todo o parque de veículos para veículos elétricos até 2030, mas são países menores onde é muito mais fácil isso acontecer.

Resumo

O Brasil está preparado para a onda de veículos elétricos?

Não! Estamos longe disso. Existe um longo caminho pela frente. Aqui, seguindo os passos que estamos seguimos, eu não vejo essa migração acontecendo antes de 2050.